quinta-feira, 23 de agosto de 2012

HAMMARLUND SP600 JX-21 (postagem atualizada em agosto de 2015!)


SP600-JX-21
Olá amigos. Vou falar de um receptor clássico, trata-se do Hammarlund SP600, provavelmente todos que são radioescutas e apreciadores de receptores de comunicação já ouviram falar desse rádio e eu não sou diferente. Anos atrás tive a oportunidade de ver um de perto,  porém desligado, me chamou a atenção o tamanho do rádio, fiquei sabendo depois que o colega havia vendido o equipamento, se eu soubesse na ocasião que era para negócio teria comprado.
O Hammarlund SP600 ou Super-Pro 600 é um rádio projetado nos EUA após a segunda guerra para uso militar e profissional, tem proporções enormes  e muita precisão no sistema de sintonia o que deixa extremamente agradável realizar a procura das estações ou sinais fracos. É muito sensível e seletivo, tem filtros de cristal e oscilador de batimento para escuta de CW e SSB. Seus controles são simples e eficientes, destaco o limitador de ruído que funciona muito bem.
Existem muitas variações de SP600 e esse em questão é um JX-21 produzido em 1953 e pode usar cristais para frequências fixas. Normalmente esses rádios eram montados em rack, tive sorte por esse ter o gabinete metálico. Alguns SP600 foram fabricados com capacitores moldados que com o tempo estragam vindo a comprometer o desempenho ou mesmo danificar outros componentes, imagino que o fabricante deva ter se dado conta da má qualidade dos componentes pois em seguida passou a utilizar capacitores cerâmicos. Mesmo correndo o risco de ter que trocar mais de 50 capacitores resolvi ficar com o equipamento pois pelo número de série deduzi que o rádio já seria com capacitores cerâmicos e realmente eram. O estado geral era bom, knobs originais, funcionando, e aparentemente não havia sido muito mexido a não ser o fato de terem pintado a frente de cinza grafite. Não tive dúvida, fiquei com ele que ocupou quase todo porta malas do meu carro. Cheguei na garagem e só tive coragem de subir ele para meu apartamento no dia seguinte, o rádio é muito pesado e não tenho elevador. A vantagem é que deu para colocar no chão e sentar em cima para descansar no caminho... Tive que arrumar um lugar especial para ele no shack devido ao tamanho e a vontade de fazê-lo funcionar. A primeira providência foi ligar em uma outra caixa de som pois a que veio com ele é uma militar com falante a prova de chuva, bacana mas com som de copo de iogurte. O rádio funcionou muito bem e com o som muito mais agradável. Não aguentei esperar muito para desmontar, fazer uma revisão e repintar a frente, o circuito está perfeito, não foi preciso nem mesmo trocar os eletrolíticos da fonte, removi toda sujeira e pintura do painel, lavei os knobs e limpei um pouco a escala tomando cuidado para não descascar a pintura original. Pintei a frente de cinza e refiz as inscrições em uma manhã, logo que estava tudo seco montei o rádio e depois seguindo as instruções do manual de serviço recalibrei as Fis, oscilador e etapas amplificadoras, agora o ponteiro mostra a frequência exata e melhorou muito a recepção. Fiquei muitíssimo satisfeito com o desempenho do SP600, muito sensível, seletivo e com a sintonia mais agradável que já usei, agora entendo o motivo da fama rádio, passou a ser meu receptor principal. Quem tiver oportunidade de adquirir um desses não pense duas vezes, vale muito a pena!

O teste já no qth, note a frente dele pintada de grafite.
Iniciada a desmontagem, muita poeira e graxa.

Original, achei bacana os transformadores, já passei para 220v, tinha a opção.
Por baixo, capacitores cerâmicos!!!
É preciso tomar cuidado ao limpar as escalas pois podem descascar.
Frente devidamente pintada e knobs e demais detalhes limpinhos.

Quase pronto!

Em atividade!!


ATUALIZAÇÃO!!! AGOSTO de 2015


Estou atualizando essa postagem com fotografias mais recentes pois muita coisa fiz nesse rádio, optei por cores mais próximas as originais, recalibrei usando instrumentos mais confiáveis e adicionei duas alças, consegui mais sensibilidade substituindo as válvulas V1 e V2 que originalmente eram 6BA6 e passei a usar 6CB6. 
Para auxiliar nas escutas conectei ao SP-600 um frequencímetro digital e um antigo panadaptor SP-44 da Hallicrafters também estou usando uma caixa de som também Hammarlund que creio ser dos equipamentos mais recentes, por dentro dela uso um transformador de áudio de 600 ohms para 4 ohms.




Pintura atual e definitiva.
Com a caixa de som da Hammarlund, o frequencímetro e o panadaptor.

VÍDEOS







12 comentários:

  1. Lindo rádio, um dia quando eu crescer quero ter um aqui..hehe, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ricardo! Fique de olho e se aparecer um desses não pense duas vezes. 73

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro, eu possuo um SP-600, JX-17 e ratifico todas as suas opiniões; não foi dedicação total, mas levei cerca de tres anos restaurando o bicho, eita bicho pesado!!!!!!, forte abraço, Motta PY2MAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Motta, legal que tens um SP600 JX17,tenho certeza que valeu a pena a restauracao do seu radio, so quem conhece e utiliza um desses sabe o devido valor. E pesado mas cada Kg vale a qualidade!! Forte abraco!

      Excluir
  4. Olá Pedro, meu nome é Raimundo Nuñez, possuo um SP-600... Ando louco para achar um gabinete metálico para ele. Procurei em tudo quanto é canto, mas sem sucesso. Talvez tenha que partir para um bom serralheiro tentar montar um para mim. É um r´padio de encher os olhos... Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raimundo, me desculpe a demora na resposta, só vi agora. Esse rádio é show e com o gabinete fica mais legal ainda, um bom serralheiro é capaz de fazer sim, aproveite e peça para fazer uma caixa de som metálica. Boa sorte!

      Excluir
  5. ESTA RECEPTOR É OTIMO ,JA CONSERTEI UM , TROCA DE CAPACITORES .

    ResponderExcluir
  6. Oi Miguel, também gosto muito desse rádio, trocar os capacitores é uma tarefa exaustiva, parabéns pelo trabalho. 73!

    ResponderExcluir
  7. MEU AMIGO,VC DEVE MORAR EM UM PARAISO,SOU RADIO ESCUTA,MAS A MINHA REGIÃO É POBRE EM OBRAS DE ARTE COMO ESSES RADIOS QUE VC TEM,EU TENHO UM ICOM IC-718,ICOM IC-2200H,TECSUN PL-6600,DEGEN DE-1103,SONY ICF-7600GR E UM YAESU VX-3R ADORO MEUS RADIOS E SÃO SO PARA ESCUTAS,MAS UMA MARAVILHA COMO ESTAS QUE VC TEM AINDA NÃO, ESTA DE PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  8. SE TIVER ALGUMA NOVIDADE , herculesfs49@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Poxa pesquisei, pesquisei e nada encontrei. Muito difícil encontrar um desses rádios funcionando e em um preço bom. Encontrei um quase que perfeito, porém, R$5.500,00...!? Aí também não dá... rsrs... Alguém aqui saberia indicar onde compro um Hammarlund e qual seria melhor, o SP-600 ou o HD-120?! E qual o valor em média que andam cobrando por esses rádios só pra eu ter uma ideia. Pois bem, desde já, obrigado e bom dia à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um National NC 100 que funciona mas precisa de ajustes ,as válvulas foram testadas ,acompanha o manual. psalagnac@gmail.com.

      Excluir