sábado, 19 de outubro de 2013

SP-600 RESTAURADO POR EDSON ELPO PP5YF


Conheci meu amigo Edson Elpo aqui pelo meu blog, ele é um radioamador antigo muito gente boa, tem muito conhecimento em eletrônica e é entusiasta dos rádios valvulados, certa vez ele me mandou um email me perguntando se valia a pena adquirir um Hammarlund SP-600; bom, eu sou suspeito em dar opinião pois eu acho o SP-600 um dos receptores mais agradáveis de se usar e é claro que o incentivei a ficar com o rádio, desde então mantemos contato e trocamos experiências na restauração desses rádios.
 O SP-600 do Edson é um JX-21 que por sorte já usava capacitores cerâmicos; seu estado pelo que vi nas fotos não era dos melhores, havia muita ferrugem mas apesar disso estava completo e com  gabinete, o que não é muito comum.
Como é possível ver pelas fotos foi realizado um trabalho muito bom, foi removida a corrosão, aplicado fundo e pintado, até alguns parafusos foram substituídos, o Edson me relatou um problema no AVC que ele consertou com a substituição de alguns capacitores, outro problema encontrado foi na calibração das bandas mais altas. 
Esses dias tive o grande prazer de conhecer o Edson  pessoalmente e também ver de perto o SP-600 funcionando perfeitamente e bonito como novo, pelo que percebi ele está gostando muito do rádio.
Vejam nas fotos abaixo o excelente trabalho do meu amigo.

Antes da restauração.
Muita corrosão.
Por sorte a escala estava em bom estado
O soquete das lâmpadas foram substituídos por novos.
Muita gente iria desanimar com essa ferrugem.
Dá trabalho!
O gabinete foi jateado e pintado
Gabinete já pintado
Ficando como novo
Na bancada para a revisão dos circuitos.
Nem parece o mesmo!
Chassi bem limpinho!
Bela bancada!
O resultado de um belo trabalho, valeu a pena!

4 comentários:

  1. parabens pelo seu trabalho de um abraço no py1acb.73 Roberto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo Pedro Freitas ! Fiquei muito contente em visitar sua página e me deliciar com estas máquinas que um dia fizeram história. Gostaria de poder manusear e sentir a sensibilidade de varrer as frequencias da minha querida faixa do AM.
    Um abraço do amigo Fernando Valsani (SP). Capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando, também gosto de corujar a banda de ondas médias, o SP-600 é muito sensível em AM, ainda ontem eu estava fazendo uns testes ouvindo rádios da Argentina e Uruguai. Forte abraço!

      Excluir