quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NATIONAL NC-173


Olá amigos, aqui está mais um receptor clássico que eu vou restaurar assim que possível, trata-se do NATIONAL NC-173, esse equipamento foi fabricado nos EUA após segunda guerra , no período de 1947 a 1950. É um rádio de simples conversão que utiliza 13 válvulas, sua cobertura vai de 540 kHz até 31 mHz e de 48 mHz até 56 mHz nos modos AM e CW, necessita de falante externo, tem band spread, controle de tonalidade, seleção de seletividade, sintonia da antena, ganho de RF, S-meter, BFO para o CW e seleção do tipo de AVC.
Apesar do estado geral não ser tão ruim eu constatei que o transformador da fonte não é original, a válvula retificadora 5Y3 foi trocada por dois diodos, capacitores provavelmente com fuga etc.
Com relação a estética, a pintura está suja, preciso dar uma polida, tem partes um pouco enferrujadas, gabinete ligeiramente amassado no canto superior esquerdo.
Como o dial e o S-meter estão amarelados pelo tempo, eu penso que fazendo uma pintura nova no gabinete acabaria não combinando muito, a princípio a minha ideia é limpar o melhor possível, desamassar onde for preciso, tratar a ferrugem e limpar bem os botões, ou seja, o rádio vai continuar com jeitão de velho porém limpo e funcionando corretamente.
Em breve postarei fotos do progresso da restauração.

DIAL amarelado e faltando a lateral com a indicação das bandas.
Escritas em baixo relevo, fácil de refazer se for preciso.
Tampa sobre os capacitores variáveis.
Esse rádio provavelmente levou uma bela queda.
Vai ficar bonito funcionando e iluminado.
Vou precisar fazer o anel metálico.
Transformador não é original.
Trimer quebrado, capacitores velhos, falta a tampa.
Diodos e aranhas secas srrs!

CONTINUA!!!





Um comentário:

  1. Olá Pedro, tenho um rádio exatamente igual a este é gostaria de vendê-lo, como eu poderia entrar em contato com você?

    ResponderExcluir