Este é um receptor de ondas curtas Hallicrafters modelo S-120 fabricado de
1961 a 1964, cobre de 540khz até 30mhz com simples conversão, tem BFO e usa
válvulas 12BE6, 12BA6, 12AV6, 50C5 e retificador de selênio. Sua alimentação é
105 a 125 V CA, tem autofalante de 5 polegadas na lateral e barra de ferrite
para recepção de ondas médias. Não é um rádio com grandes pretensões, mas se presta bem na escuta de emissões
internacionais.
Gostei muito do estado geral desse rádio, todo original, as válvulas ainda
são da mesma marca e tem o logotipo da Hallicrafters. Quando eu liguei percebi
o ronco na filtragem, naturalmente o capacitor eletrolítico perdeu sua
capacidade depois de tantos anos. Como se trata de um capacitor múltiplo a
minha ideia foi comprar capacitores novos e alojar dentro da carcaça do antigo
que é muito bonito e compõe o conjunto harmonioso do chassi com as válvulas,
bobinas de FI e capacitor variável. Infelizmente não consegui retirar o
interior do capacitor antigo, estava muito duro e estragaria a carcaça. A
solução foi deixar o antigo capacitor no local, porém desligado e com os novos
que são bem menores soldados por baixo. Feito isso o som ficou limpo e agradável.
Como a recepção está boa eu não troquei mais nenhum componente, apenas
limpei e fiz um realinhamento seguindo os procedimentos do manual. Agora que o
rádio está ok posso deixar ele descansando na estante junto aos seus irmãos
Hallicrafters.
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Assim que chegou em casa, ótimo estado!
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Gostei do plugue original!
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Vista da traseira do rádio |
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Detalhe das válvulas ainda originais.
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Bem limpo o chassi.
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Como novo!!
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No detalhe o retificador de selênio, fazia tempo que eu não via um desses!
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Os capacitores modernos.
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Pronto!!! |
Amigo, você vende algum desses Hallicrafters?
ResponderExcluirUm abraço.
João Roberto
jr.vargas@terra.com.br
Pedro bom dia eu recentemente comprei um deste rádio ele esta com um ronco muito forte e não tem nenhuma recepção como tenho algum conhecimento de eletronica e gosto de mexer voce teria uma dica para me dar o que pode estar acontecendo, eu andei pesquisando e encontrei alguma informação dizendo que pode ser silver mica disease nas bobinas de FI.
ResponderExcluirAgradeço se vc puder me dar uma luz.
Abraços
marcos_treno@hotmail.com.