quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

National NC183D

Estou começando a restauração de um rádio que há muitos anos eu gostaria de ter, trata-se no receptor de comunicações National NC183D, tenho um livro antigo com a propaganda desse equipamento e essa imagem ficou na minha cabeça até que um dia encontrei um desses a venda, não tive dúvida, resolvi abraçar a bronca. O rádio está original e com todas as válvulas, apenas o capacitor da fonte foi trocado e devido ao tamanho, colocado por baixo do chassi. O maior problema é a corrosão em algumas partes do chassi e no gabinete. Já tirei os botões para lavar e em breve removo o chassi, o ruim é que tem um maldito parafuso encravado( sempre tem um!) que se fixa ao gabinete.

O estado geral me deixou contente

muita oxidação no gabinete

Começando a restauração

 
Comecei recentemente a desmontagem e limpeza do NC183D. Devido ao tempo e a umidade seu gabinete estava muito enferrujado chegando a formar caminhos por debaixo da tinta, não tive outra escolha senão passar um removedor pastoso e depois muita lixa, feito isso passei solução anti ferrugem, o chassi também precisou de uma boa limpeza e desoxidação. Os botões deixei em um balde com água e sabão em pó para tirar a sujeira acumulada por tantos anos. Revisei as ligações do transformador, passei para 220v que é a minha rede local, troquei o capacitor de filtragem, coloquei um fusível e me atrevi a ligar o rádio usando um fone de ouvidos para não fazer muito barulho pois normalmente faço isso de madrugada. Apesar de muito ruído o rádio funcionou em ondas médias com relativa sensibilidade, é muito bonito ver seu mostrador iluminado, válvulas acesas e principalmente a cor da reguladora de voltagem OB2, mesmo só no chassi deu para ver que vai ser muito agradável ouvir ondas curtas com esse rádio!


Foi muito difícil tirar esse parafuso
 

A ferrugem criou vários "caminhos" debaixo da pintura.

Muita ferrugem desse lado

Removedor pastoso de pintura ajuda muito!


Gabinete lixado e limpo com escova de aço

Na "bancada" para os testes


Uma amostra da pintura
07/02/2011


 Pintei a caixa do rádio, eu ia mandar fazer a tinta e usar pistola e compressor,  mas por sorte achei a cor muito próxima a original em latas de spray, trata-se do grafite para rodas da Renner. Falta ainda pintar a tampa e a parte de baixo. Depois de bem seco vou prencher os baixos relevos que indicam os controles com tinta branca. Não resisti a colocar o chassi no lugar para ver como está ficando.

Mais algumas fotos
28/02/2011

Terminei a pintura da caixa e também das letras dos controles do rádio, tive problema com a serigrafia da parte frontal do mostrador, estou desenhando no corel para depois decidir uma forma de aplicar.






4 comentários:

  1. Pedro,
    Parabéns pelo seu blog, e pelo seu talento em restaurações de equipamentos, excelente.
    73
    Rei.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo seu blog.gostei muito de suas restaurações seu blog e 10.mande email para mim Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Pedro, excelente restauraçaõ, gostaria de saber como tu faz o silk screen, vou precisar fazer no meu S-20R.

    ResponderExcluir
  4. Acho que tenho um deste, era do meu avô, vou mandar algumas fotos pra você, mande seu zap ou correio eletrônico. Está funcionando, só preciso que você me ajude com a antena, não entendo deste rádio

    ResponderExcluir