quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hallicrafters SX-11 Superskyrider

Comprei esse hallicrafters de um colega de trabalho, pertenceu ao seu pai. Quando vi esse SX-11 cheio de poeira na prateleira logo me interessei pelo rádio, não é um modelo muito comum e é bem antigo, foi fabricado antes da segunda guerra por volta de 1936.
Na restauração procurei manter o rádio o mais original possível, porém faltava em alguns botões a parte transparente que mostra sua posição, sorte que alguns ainda estavam inteiros e eu pude reproduzir usando um pedaço de régua de plástico que por ser meio velha estava com a cor bem próxima  a do material original como é possível ver nas fotos. O gabinete eu precisei pintar e consegui uma textura parecida com a que tinha usando na pistola a tinta com menos diluição, ao meu ver ficou satisfatório, estava muito oxidado e com a pintura riscada. Infelizmente foram trocadas as bobinas de FI, colocaram umas esquisitas mas ao menos está funcionando, não fiz até agora mas é necessário trocar os capacitores e resistores que estão fora da tolerância ou inoperantes. Tive um problema com a engrenagem do capacitor variável, estava gasta pois imagino que usavam o mostrador para fazer a sintonia ao invés do botão apropriado para isso; como me falta recursos para fazer uma engrenagem nova eu adaptei uma de um velho despertador (verdadeira gambiarra!!) tive a sorte da mesma ser de tamanho igual a original, está funcionando perfeitamente.
Tirando a poeira
Veja as FIs diferentes

Note o cristal do filtro

A engrenagem adaptada
É pesado esse rádio!


Esse pedaço de régua velha foi o material que mais se aproximou ao original para fazer os indicadores dos botões


Com paciência é possível resolver os problemas


É preciso uma boa revisão!


Praticamente pronto, falta trocar capacitores e resistores velhos.
Gosto muito desse rádio, o visual dele é bonito, tem olho mágico e a luz que ilumina o mostrador me lembra a iluminação do painel dos Jeeps 51.

Vídeo do rádio


3 comentários:

  1. Boa noite estou a 40km do qth do Daniel gosto de ver radios antigos pena que nao fabricam mais tempo bom aquele
    73 Roberto

    ResponderExcluir