terça-feira, 24 de maio de 2016

MARCONI ATALANTA


Salve! Hoje vou falar sobre esse clássico receptor marítimo inglês que foi fabricado nos anos 60 e cobre de 150kHz até 28mHz em AM e CW. Esse rádio não é muito comum aqui no Brasil, eu que gosto de de receptores de comunicações valvulados nunca tinha visto. Vim conhecer esse rádio por intermédio de um grupo de amigos radioamadores que se reúnem toda quarta-feira num café para conversar sobre assuntos científicos. Entre os participantes conheci o amigo Mauro Donadio me fez tomar gosto pelos receptores marítimos devido as longas conversas sobre suas qualidades na recepção e robustez na construção. O Mauro um dia me fez um grande surpresa, como ele estava precisando liberar espaço no shack me deu de presente esse Atalanta e também outros rádios super interessantes que postarei em breve. 
Esse rádio já havia sido revisado pelo Mauro que também adaptou uma fonte interna e o que fiz foram apenas cuidados estéticos, alguma limpeza e pintura do Knob de sintonia que é uma reprodução.
O chassi desse rádio estava com muita corrosão que contive com conversor de ferrugem.
 A recepção surpreende, bem sensível e de sintonia agradável, mantem bem espaçadas as estações; embora o auto falante frontal seja pequeno proporciona um som relativamente bom, o interessante desse rádio é que possui band spread para as faixas marítimas e também um calibrador para aferi-las.
Por ser um rádio com muita profundidade tive dificuldade de colocar na estante, a solução foi construir uma espécie de rack o que se mostrou ideal para acomodar os outros rádios que tenho. Mais adiante quero fazer uma outra revisão e realinhamento para obter o máximo desempenho desse rádio.
Abaixo algumas fotos desse belo marconi.




Iniciando a desmontagem e limpeza.





Belo logotipo do rádio, pena que a tinta estava saindo.

Não entendi essa etiqueta, deixei no lugar para mão alterar a originalidade.

Muito fácil de desmontar.

Notem o transformador adicionado e a profundidade do chassi.

Já limpo e retocado.
Retoque da pintura do logo.

Não ficou ainda do meu agrado mas por hora passa.

O Atalanta no rack que fiz.

Alguns vídeos: