Olá amigos dessa vez vou falar de um equipamento não muito comum por aqui, é o Marconi CR 100/2 um receptor militar de fabricação britânica utilizado pela RAF na segunda guerra mundial.
O Marconi CR100/2 é um receptor superheteródino de simples conversão, FI de 465 kHz e
11 válvulas, cobertura de recepção que vai de 60Khz até 30mHz em 6 bandas, BFO para escuta de CW e filtros de seletividade. O mecanismo de sintonia é bem macio e agradável, muito bonito também.
Comprei esse rádio meio por acaso, eu estava negociando um outro equipamento e uma caixa de som, quando o vendedor me enviou as fotos do CR100/2 eu notei que o receptor estava em muito bom estado, bem melhor do que o AR-88 que iria comprar a princípio, tinha decidido a ficar com os dois rádios porém o AR-88 já havia sido vendido.
O problema desses equipamentos antigos é o peso, o custo de envio é sempre muito caro, esse rádio é praticamente um cubo com cerca de 37kg!!
O rádio veio muito bem embalado porém mesmo assim uma válvula quebrou na viagem, por sorte eu tinha para reposição. Apesar do excelente estado do equipamento havia alguns detalhes para consertar, o cordão do dial arrebentado, faltava o acrílico que protege o mostrador e alguns fios encapados com borracha estavam ressecados e perigosos, o transformador de saída de áudio não e parece ser original também.
Algumas coisas já arrumei no rádio, porém ainda não está funcionando a recepção, o amplificador de áudio está ok. Para variar eu começo a mexer e não termino me falta tempo e disposição, em breve verifico o defeito e coloco para funcionar, por hora ao menos a estética e os problemas mecânicos estão resolvidos.
Vejam abaixo as fotos desse maravilhoso rádio inglês.
Polias do cordão que move o rolo com as escalas, quebrei a cabeça para refazer.
mecanismo de sintonia.
Aqui é possível ver o transformador de saída de áudio que foi substituído.
Cordão devidamente substituído e funcionando.
Blindagens das válvulas de RF
Muito bonito.
O nome e o logotipo desse rádio é muito interessante.
Plaquetinha de identificação do modelo.
Parte traseira, conectores estranhos.
Parte estética e mecânica revisada, fiz com acrílico a proteção do mostrador.
Saudações a todos que visitam meu blog. Hoje vou escrever a respeito de um trabalho de pintura que realizei no meu hammarlund SP-600. Como é possível ver na minha outra postagem sobre esse rádio, eu já havia feito a pintura do painel frontal e suas inscrições porém na ocasião eu não encontrei em spray um tom de cinza mais parecido com o original, na falta desse eu usei o spray cinza placa que ficou muito claro em comparação as fotos dos SP-600 que vejo na internet, as letras também na ocasião pintei de um branco muito claro, isso não me agradava e sempre que eu olhava para o rádio me dava vontade de refazer a restauração. Esses dias por acaso eu descobri perto de casa uma loja de tintas que faz em latas de spray uma grande quantidade de cores, me baseei pela cor dos transformadores e de uma caixa de som da hammarlund com a pintura original para achar no catálogo a cor mais parecida a da frente do SP-600,não resisti a procurar um cinza esverdeado para pintar o gabinete também. As letras eu pintei com tinta acrílica de cor palha misturada com branco usando uma pequena espátula de plástico, após a secagem eu apliquei verniz semi brilho. O gabinete eu lixei, desamassei algumas partes e nivelei usando massa de poliéster, depois de bem liso eu pintei e deixei secar bem. Por capricho eu coloquei duas alças na frente que retirei de um outro equipamento. Vejam abaixo as fotos da brincadeira.
O SP-600 antes da pintura, muito claro.
Não pode exagerar na tinta para manter o baixo relevo das inscrições.
Letras já pintadas, dessa vez um branco puxado para bege.
Gabinete pintado e a frente pronta, muita vontade de ver o resultado.