quarta-feira, 22 de julho de 2015

NATIONAL NC-400


O NC-400 é um receptor de comunicações fabricado pela National no período de 1959 a 1963, super-heteródino, dupla conversão e usa 18 válvulas, cobre de 540kHz a 31mHz divididos em 7 bandas.
Esse rádio chegou a mim já funcionando, apenas troquei algumas válvulas e repassei a calibração conforme o manual, o visual estava sofrível e precisei pintar e refazer um dos knobs de sintonia, as inscrições eu desenhei no Corel e apliquei com decalque a base d'água; o ideal seria fazer com processo de serigrafia mas não achei quem fizesse a tela.
Devido ao fato do NC-400 ser um receptor raro é muito difícil encontrar as peças de acabamento como a moldura que vai ao redor da frente, o colega que me conseguiu esse rádio me disse que era usado em rack porém achei estranho o fato dele ter o gabinete.
Gostei muito da recepção desse rádio, é bem sensível e seletivo graças as várias posições de filtros, sua sintonia é agradável e comparável ao SP-600.
Abaixo é possível ver algumas fotografias das etapas da restauração, o gabinete não cheguei a pintar.

Assim estava o rádio quando chegou, funcionando satisfatoriamente apesar do s-meter inoperante que corrigi colocando a válvula correta. Outro problema que é possível ver nessa imagem é que a pintura do acrílico da frente estava se soltando e por isso fora colocado um cartão de QSL para encobrir o buraco, acabei guardando esse cartão, corrigi posteriormente tentando fazer uma tinta na cor o mais próximo possível, infelizmente a cor alterou depois da secagem ficando uma mancha no local.
Havia muita poeira, usei um pincel e aspirador de pó na limpeza do chassi, algumas partes eu lavei no chuveiro com água e sabão, na verdade deu vontade de lavar o rádio inteiro mas fiquei com receio de algum dano apesar de já ter visto alguns colegas usando esse procedimento.
Interessante o mecanismo que indica a banda selecionada, deu muito trabalho para colocar no local após eu ter desmontado para limpar as escalas.
Aqui o chassi já livre da poeira. Apesar da corrosão já ficou com melhor aspecto e melhor para trabalhar.
Tive que recuperar esse knob, lavei bem para retirar a sujeira das rachaduras antes de colar.
Após a cola secar eu fiz uma espécie de molde com latão e preenchi com massa plástica de poliéster.
Aqui em comparação com o outro knob é possível ver como ficou antes de pintar, foi a solução que encontrei para não usar um botão diferente do original.



Como não consegui um local que fizesse uma tela de sikscreen eu imprimi o desenho em papel para decalque e apliquei verniz semi-brilho para fixar.
Após a aplicação dos decalques.
Verificando a calibração.


O rádio já funcionando, ficou pendente apenas o anel no knob do band spread e a pintura do gabinete. Hoje esse rádio está com um amigo de São Paulo que vai terminar essa restauração.