quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

FONTE E FONE PARA O R-392 URR

Recentemente arrumei um lugar na estante para colocar o R-392 de forma que fique mais fácil de usar e também agradável ao olhar (ao menos para nós que gostamos desses equipamentos).
Esse é o rádio a qual mais dedico meu tempo, gosto de garimpar itens para compor seu lugar no shack. Consegui esse fone de ouvido que tudo indica era para esse rádio pois tem o conector igual e também é de 600 ohms de impedância. A fonte de alimentação eu fiz dentro de uma caixa de baterias de algum equipamento militar que não identifiquei, o voltímetro de  0 a 30V e demais detalhes eu adaptei. Outro detalhe que fiquei feliz em adquirir foi o manual original. Fora isso coloquei as duas válvulas 26FZ6 na etapa amplificadora de RF para menor intermodulação. Esse rádio é extremamente sensível, quem tiver a oportunidade de conseguir um desse não deve pensar duas vezes. 73!!




A fonte de alimentação, 26 V 5A.

O manual é original e bem completo.

O fone apesar de bonito é extremamente desconfortável.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PINTURA DO NATIONAL NC-173

Alguns meses atrás eu negociei o meu national NC-173, se eu fosse ficar com ele não iria pintar afim de manter suas características originais, porém a pessoa que iria ficar com o rádio solicitou-me que o mesmo fosse pintado na cor cinza claro (original era um grafite martelado). Primeiro usei removedor pastoso de tintas, depois lixei bem, tratei a ferrugem e os amassados, apliquei fundo e o cinza claro. Depois da tinta já seca eu pintei as inscrições em baixo-relevo. Particularmente achei muito contrastante a pintura nova com os knobs, Smeter e dial amarelados pelo tempo. O novo dono que dizia que esse era o rádio dos sonhos dele e que jamais iria se desfazer acabou trocando em poucos dias por um IC718... Se eu soubesse teria ficado com o rádio já que não é todo dia que encontramos um NC-173 aqui no Brasil, enfim cada um pensa de uma forma, IC718 tem aos montes por aí.


Pintei na garagem e deixei no sol para secar.


Coisa boa quando as inscrições são em baixo-relevo.

Essas tintas acrílicas são muito boas de usar e dão um bom acabamento, eu evito usar branco puro, misturo com tom palha para não ficar muito artificial.
Finalizando a montagem.

Eu preferia ele na cor original.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

HEATHKIT SB-101 E HW-101

Meu amigo PP5YF Edson Elpo pelo jeito se tornou um admirador dos Heathkits, ele já possui dois exemplares em ótimo estado de conservação sendo um  SB-101 e um HW-101, esse último eu tive a oportunidade de ver de perto, dá gosto, parece novo!! O SB-101 foi fabricado em 1966 e tem excelente estabilidade de frequência segundo o Edson. O HW-101 foi fabricado em 1972 e tem um projeto bem mais simplificado.
Eu ainda não tive a oportunidade de ter um equipamento da Heathkit até porque o meu objetivo maior são receptores mas gosto muito do visual desses rádios, me lembro de ter visto um no filme alta frequência (Frequency), onde um filho encontra nas coisas do  seu pai já falecido um heathkit, resolve ligar o rádio e consegue contato com o mesmo através do tempo, a história é meio maluca mas para quem gosta de radioamadorismo é bem interessante.
Abaixo fotos dos rádios.

SB-101
O interior do SB-101

SB-101 na bancada com a fonte.
O HW-101.
HW-101 COM A FONTE
Cena do filme Alta frequência ( Frequency).