sábado, 19 de outubro de 2013

SP-600 RESTAURADO POR EDSON ELPO PP5YF


Conheci meu amigo Edson Elpo aqui pelo meu blog, ele é um radioamador antigo muito gente boa, tem muito conhecimento em eletrônica e é entusiasta dos rádios valvulados, certa vez ele me mandou um email me perguntando se valia a pena adquirir um Hammarlund SP-600; bom, eu sou suspeito em dar opinião pois eu acho o SP-600 um dos receptores mais agradáveis de se usar e é claro que o incentivei a ficar com o rádio, desde então mantemos contato e trocamos experiências na restauração desses rádios.
 O SP-600 do Edson é um JX-21 que por sorte já usava capacitores cerâmicos; seu estado pelo que vi nas fotos não era dos melhores, havia muita ferrugem mas apesar disso estava completo e com  gabinete, o que não é muito comum.
Como é possível ver pelas fotos foi realizado um trabalho muito bom, foi removida a corrosão, aplicado fundo e pintado, até alguns parafusos foram substituídos, o Edson me relatou um problema no AVC que ele consertou com a substituição de alguns capacitores, outro problema encontrado foi na calibração das bandas mais altas. 
Esses dias tive o grande prazer de conhecer o Edson  pessoalmente e também ver de perto o SP-600 funcionando perfeitamente e bonito como novo, pelo que percebi ele está gostando muito do rádio.
Vejam nas fotos abaixo o excelente trabalho do meu amigo.

Antes da restauração.
Muita corrosão.
Por sorte a escala estava em bom estado
O soquete das lâmpadas foram substituídos por novos.
Muita gente iria desanimar com essa ferrugem.
Dá trabalho!
O gabinete foi jateado e pintado
Gabinete já pintado
Ficando como novo
Na bancada para a revisão dos circuitos.
Nem parece o mesmo!
Chassi bem limpinho!
Bela bancada!
O resultado de um belo trabalho, valeu a pena!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NATIONAL NC-173


Olá amigos, aqui está mais um receptor clássico que eu vou restaurar assim que possível, trata-se do NATIONAL NC-173, esse equipamento foi fabricado nos EUA após segunda guerra , no período de 1947 a 1950. É um rádio de simples conversão que utiliza 13 válvulas, sua cobertura vai de 540 kHz até 31 mHz e de 48 mHz até 56 mHz nos modos AM e CW, necessita de falante externo, tem band spread, controle de tonalidade, seleção de seletividade, sintonia da antena, ganho de RF, S-meter, BFO para o CW e seleção do tipo de AVC.
Apesar do estado geral não ser tão ruim eu constatei que o transformador da fonte não é original, a válvula retificadora 5Y3 foi trocada por dois diodos, capacitores provavelmente com fuga etc.
Com relação a estética, a pintura está suja, preciso dar uma polida, tem partes um pouco enferrujadas, gabinete ligeiramente amassado no canto superior esquerdo.
Como o dial e o S-meter estão amarelados pelo tempo, eu penso que fazendo uma pintura nova no gabinete acabaria não combinando muito, a princípio a minha ideia é limpar o melhor possível, desamassar onde for preciso, tratar a ferrugem e limpar bem os botões, ou seja, o rádio vai continuar com jeitão de velho porém limpo e funcionando corretamente.
Em breve postarei fotos do progresso da restauração.

DIAL amarelado e faltando a lateral com a indicação das bandas.
Escritas em baixo relevo, fácil de refazer se for preciso.
Tampa sobre os capacitores variáveis.
Esse rádio provavelmente levou uma bela queda.
Vai ficar bonito funcionando e iluminado.
Vou precisar fazer o anel metálico.
Transformador não é original.
Trimer quebrado, capacitores velhos, falta a tampa.
Diodos e aranhas secas srrs!

CONTINUA!!!