quinta-feira, 25 de julho de 2013

COLLINS 51J-4


Olá amigos, apresento-lhes um dos meus rádios preferidos, o COLLINS 51J-4. Demorei alguns meses para comprar esse equipamento, pesou no bolso mas o QSJ a gente ganha mais depois, já a oportunidade de ter um clássico da COLLINS em estado de novo aqui no Brasil é extremamente rara, eu não poderia deixar passar.
O COLLINS 51J-4é um receptor projetado para comunicações onde a estabilidade e a precisão do dial são requisitos principais. Esse rádio opera na gama de 540 kHz a 30,5 mHz com um erro total de indicação de menos de 1 kHz em qualquer frequência dentro de sua cobertura, foi originalmente projetado para recepção de emissões em AM e CW, embora a sua precisão e estabilidade o tornam adequado para escuta de SSB desde que que se use os filtros estreitos e ajuste o ganho de RF.
O 51J4 incorpora filtros mecânicos na FI para melhorar a seletividade sendo possível escolher 10 kHz, 6 kHz, 3 kHz e 1 kHz.
A faixa de operação de 540 kHz para 30,5 mHz é coberta por 30 bandas de 1 mHz que são selecionadas pelo botão "band change" e indicada por um mostrador com graduações em intervalos de 100 kHz.
O principal controle de sintonia cobre cada uma dessas faixas de 1 mHz com 10 voltas de um disco calibrado em intervalos de 1 kHz. Existe um calibrador a cristal de 100 kHz para fazer a aferição.
Conforme a necessidade, o 51J-4 usa conversões simples, dupla e tripla em sintonia todo o espectro de frequência de 540 kHz para 30,5 mHz. Dezenove válvulas são empregadas no receptor, com a exceção da retificadora, todas são do tipo miniatura.
Conheci esse rádio quando fui buscar o SP-600, é impressionante o estado de conservação desse equipamento, parece novo, ainda tem até as ferramentas originais para manutenção dentro dele. Notei um comportamento estranho nas bandas mais altas quando eu atuava no botão de ajuste de antena (ant trim), realizei uma limpeza no capacitor variável, melhorou bastante, também mostrava sensibilidade diminuída acima de 15 mHz, bastou trocar a V101 6AK5 que já melhorou, ainda vou dar uma conferida nos capacitores e resistores pois são todos originais embora o rádio esteja funcionando muito bem.
Devido a precisão da sintonia e estabilidade, esse rádio dá a impressão que é um equipamento moderno porém com o som, recepção pura e as demais qualidades de um valvulado. Gosto de usar ele para varrer um trecho específico dos espectro de HF, em ondas médias é excelente para escuta de rádios distantes.
O que mais posso dizer sobre esse rádio é que o elegi como um dos que nunca vou me desfazer, tem seu lugar reservado no shack ao lado do SP-600 e do R-392 URR.

Testando o rádio ligado a uma antena T2FD
Interior impecável!
Os filtros e o VFO.
Sem rastros de curiosos, tudo original!
Ferramentas originais na parte interna da tampa.
Ferramentas para calibração.
mais uma chave
S-meter
Número de série do rádio.
logotipo da caixa de som
Número de série e modelo da caixa de som