terça-feira, 31 de julho de 2012

HAMMARLUND HQ120-X


Esse é um hammarlund HQ-120-X, foi fabricado até 1944, usa 12 válvulas, tem filtro a cristal, BFO para escuta de SSB e CW e cobre de 540khz até 31 mhz. É um bom receptor, com vários recursos e muito agradável para ouvir ondas curtas. Uma das coisa que gosto muito  nele é o "antenna compensator" que sintoniza a antena e ajuda muito nas escutas, realmente funciona!
Comprei esse rádio em um estado razoável, porém estava com a frente toda gasta e havia sido repintada, um dos knobs quebrado e com a caixa bem enferrujada; apesar de tudo estava funcionando e bastou a troca de alguns capacitores e a substituição de uma válvula que havia sido adaptada no lugar de uma 6F8G que depois de muita procura consegui comprar ainda em sua caixa original.


Chassi
O painel frontal eu achei melhor retirar toda tinta antiga e aplicar uma nova pintura em preto semi brilho. Para minha sorte as inscrições de desse rádio são em alto relevo e na cor do próprio material,  a solução foi depois de pintado raspar com cuidado a tinta da parte alta e em seguida aplicar um verniz protetor. Deu trabalho mas ficou aceitável.


Detalhe do relevo do painel frontal, é possível ver a parte onde ainda não havia retirado a tinta
O gabinte apenas tirei o excesso de ferrugem e repintei
Achei melhor deixar o s-meter assim amarelado para não tirar a originalidade do rádio

Knob quebrado, refiz com massa poliéster e dei acababento usando uma pequena lima, em seguida pintei de preto fosco.
Com a tampa aberta!