terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NC183D DIAL


Depois de muito tempo sem mexer nos rádios me veio a vontade de avançar na restauração do NC183D.
Estive com um problema meio ruim de resolver no dial do receptor, mais precisamente na parte externa que indica a posição da chave de onda. Ocorre que as inscrições originalmente feitas em silkscreen estavam muito desgastadas e por mais que eu tentasse não iria conseguir retoca-las. Como não disponho de muitos recursos, a solução foi improvisar o desenho em uma espécie de adesivo.
Primeiramente escanerizei as plaquinhas de acrílico do mostrador e em seguida fiz o desenho sobre a imagem usando o corel draw. Solucionado o problema do desenho tive que pensar em uma solução para aplica-lo sobre o acrílico, o ideal seria serigrafia mas não conheço ninguém que faria uma tela para mim e além disso o custo seria alto. A maneira mais fácil e barata foi imprimir o desenho em uma impressora laser sobre um papel adesivo e colar sobre o mesmo um plástico adesivo trasparente tipo contact.
Até gostei do resultado, ainda mais porque assim eu pude finalmente montar o rádio e passar finalmente para a parte eletrônica.
Aqui é possível ver como estavam apagadas as incrições no acrílico.

Desenho feito no Corel draw.

Resultado final.